Em minha página no Instagram (@marciomachadodigital) eu havia comentado sobre a matéria publicada pelo The Verge e reproduzida pelo Olhar Digital, em que o Instagram estudava deixar invisível a quantidade de ‘likes’ nas fotos, com a intenção de reduzir a ânsia por curtidas que as redes sociais e seus usuários cultuam.
Eis que na terça-feira, 30/04, a plataforma anunciou que irá iniciar um teste no qual removerá o número total de curtidas de fotos e vídeos no feed em todos os tipos de perfis, além de outras mudanças que visam promover as conexões através do conteúdo e não dos likes.
A obsessão por likes inclusive inspirou o episódio “Nosedive” da terceira temporada da série de ficção científica britânica Black Mirror, em que as pessoas avaliam e são avaliadas o tempo todo por suas postagens e atitudes. As melhores notas dão direito a benefícios – é como se a quantidade de likes determinasse o status.
Não bastasse isso, em 2017 uma pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health indicou que os jovens britânicos entre 14 e 24 anos acreditavam que as redes sociais tinham efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar.
Mas e as marcas? Como serão impactadas com essas mudanças?
Quem trabalha com redes sociais sabe que a métrica de likes sozinha não tem uma relevância muito significativa, mas muitas vezes os clientes creditam o insucesso nas vendas a baixa performance e interação em suas redes sociais. Além disso os principais digitais influencers cobram por divulgação utilizando como base os seus números de curtidas, comentários, seguidores e visualizações.
Durante a minha jornada profissional participei de vários cursos, palestras e eventos com diversos profissionais e uma frase quase que clichê entre eles era: O conteúdo é rei. Pois bem, se em meio a automações, compra de likes e seguidores, perfis fakes, o conteúdo já era rei, agora ele irá ampliar o seu reinado e será cada vez mais importante para que as marcas possam romper as barreiras e atingir a sua audiência.
Estratégias de Inbound Marketing e de Funil de Vendas deverão ganhar ainda mais força nos próximos meses conforme as mudanças no Instagram forem acontecendo, quem ainda não as utilizava terá que se adaptar, aqueles que já fazem uso dessas estratégias começam com uma boa vantagem.