Um dos assuntos mais comentados do momento é o renascimento do Snapchat com os seu filtro de bebê, muita gente comentando que a rede social estava morta, mas isso é verdade?
Segundo o Global Digital Report 2019, um dos maiores relatórios do mundo relacionados a internet e redes sociais, o Snapchat possui cerca de 307 milhões de usuários ativos mensalmente na plataforma, apesar de ser um número que impressiona, a rede não está nem entre as 10 mais utilizadas no mundo e teve uma queda de 12% em número de usuários desde o report de 2018.
Um número que impressiona é que cerca de 80% dos usuários do Snap estão na faixa entre 13 e 34 anos, sendo quase 2/3 desses usuários do público feminino.
Mas então, por que dizem que o Snapchat estava morto? A verdade é que costumamos olhar dentro da nossa bolha e talvez pessoas da nossa faixa etária ou até mesmo dentro das comunidades que vivemos, não estão mais utilizando a plataforma. Nos EUA por exemplo, a rede social conta com mais de 93 milhões de usuários ativos enquanto no Brasil estamos abaixo dos 10 milhões e a rede ainda perdeu mais de 20% dos seus usuários no último ano, logo se você não tem contatos que utilizam a rede, pra quem vai divulgar o seu conteúdo?
Ainda assim após o lançamento do tão falado filtro de bebê, o Snapchat se tornou o app mais baixado da Play Store em poucos dias, o que acende uma pequena esperança de que o público possa retornar pra rede, mas fica a pergunta, aonde você viu as fotos dos seus amigos com rosto de criança? Foi no Snap ou em outra rede social? Pela baixa penetração que a ferramenta tem na audiência brasileira, as pessoas tiram as fotos e fazem vídeos utilizando os filtros do aplicativo mas divulgam em outras redes sociais em que podem se conectar com mais pessoas.
Desde o surgimento do Stories no Instagram, o Snap parece ter perdido uma parte significativa da sua audiência, especialmente no Brasil.
Agora resta esperar se a plataforma vai continuar se reinventando e trazendo de volta os usuários ou se é só uma fase passageira assim como um meme viral.